Sunday, May 25, 2014

ATIVIDADES COMPLEMENTARES


Atividade                                                         Horas  válidas p/ Atividade
Cota Máxima
1
PALESTRAS                                                          2 a 4 horas cada
Até 40 horas
2
**EXPOSIÇÕES TÉCNICAS                                  5 horas cada
Até 30 horas
3
**FEIRAS TÉCNICAS                                            5 horas cada
Até 20 horas
4
**VISITAS TÉCNICAS                                           5 horas cada
Até 30 horas
5
**CONCURSOS DE ESTUDANTES                     (Hora Corrida)
Sem limite
6
**MONITORIA                                                        (Hora Corrida)
Sem limite
7
**INICIAÇÃO CIENTÍFICA                                     (Hora Corrida)
Sem limite
8
**ESCRITÓRIO MODELO                                      (Hora Corrida)
Sem limite
9
AUDIÊNCIA PUBLICA DO PLANO DIRETOR               (Hora Corrida)
Até 20 horas
10
RELATÓRIO DO PLANO DIRETOR (AUDIÊNCIA)         (Hora Corrida)
Até 20 horas
11
TRABALHOS ASSISTENCIAIS / SOCIAIS                        (Hora Corrida)
Até 30 horas
12
CURSOS EXTRACURRICULARES                                   (Hora Corrida)
Sem limite
13
**VIAGENS DE ESTUDO mediante entrega de relatório e comprovante de deslocamento. Não valem horas de deslocamento. Por dia no máximo serão atribuídas 8 horas. Viagens realizadas pela UNIP terão o número de horas estipuladas pela Coordenação. ATENÇÃO: NÃO CONFUNDIR VIAGEM DE ESTUDO COM VIAGEM TURÍSTICA. Relatórios turísticos serão reprovados.
Sem limite
** Mediante aprovação prévia e definição de atividade.
(ANTES DE REALIZAR AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES, CONSULTAR A COORDENAÇÃO PARA VALIDAR AS ATIVIDADES, )

PALESTRAS:
de 02 a 04 HORAS CADA – com apresentação de comprovante e resumo
Ex: (20 PALESTRAS DE 2 HORAS ou 10 PALESTRAS DE 4 HORAS) = 40 HORAS

EXPOSIÇÕES, FEIRAS TÉCNICAS e VISITAS TÉCNICAS (cidades ou edifícios):
Com aprovação prévia da Coordenação, mediante a apresentação de projeto de realização pelo aluno, com apresentação de comprovante original de entrada e/ou fotos e relatório: até 05 HORAS CADA.
Ex:(6 EXPOSIÇÕES/FEIRA E VISITA DE 5 HORAS) = 30 HORAS

CONCURSOS, MONITORIA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA e VISITAS TÉCNICAS:
Com aprovação prévia da Coordenação, mediante a apresentação de projeto de realização pelo aluno e a presença de professor supervisor ou orientador no caso de iniciação científica, com apresentação de comprovante original de entrada e/ou fotos e relatório: sem limite de horas.
Ex:(HORA CORRIDA)

  1. ORIENTAÇÕES – ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

LINGUAGEM a ser utilizada nos relatórios: sóbria, objetiva (centrada no objeto), precisa, sem elogios ou exageros, denotativa, simples e correta.

TIPO DE ATIVIDADE: PALESTRAS
Para o desenvolvimento do texto manuscrito (identificado na ficha de atividades) seguir as recomendações abaixo nesta ordem:
·                    Introdução = colocar o objetivo da palestra, de qual tema trata, qual conhecimento poderá acrescentar a você; onde foi realizada, quem é o palestrante, período e outros dados que possam caracterizá-lo;
·                    Desenvolvimento = ** colocar as informações nesta ordem.
Relato cronológico da atividade, com detalhes do que foi visto desde sua chegada até a sua saída, e suas avaliações do que está sendo exposto;
·                    CERTIFICADO – certificado de ouvinte da palestra (procurar a organização do evento. Lá eles costumam dar este tipo de documento). Este certificado tem que ter assinatura do responsável e ter o timbre da empresa. Deve entregar original (para conferência) e cópia que ficará arquivada em seu prontuário.
·                    Conclusão = sugestões ou recomendações a partir do exposto, ou retomada sintética do exposto.                           
·                    Anexos – Este item refere-se à comprovação da atividade: comprovantes de entrada, fotos com datas no local, certificados (cópia e original) e outros.
Se achar que o seu caso merece outros anexos que comprovem o seu trabalho, favor anexá-los.
TIPO DE ATIVIDADE: EXPOSIÇÕES e/ou FEIRAS TÉCNICAS
** Mediante aprovação prévia e definição de atividade. Consulte seu coordenador.
Para o desenvolvimento do texto manuscrito (identificado na ficha de atividades) seguir as recomendações abaixo nesta ordem:
·                    Introdução = colocar o objetivo da exposição, o que você pretende obter com a visita; onde está sendo realizada, período e outros dados que possam caracterizá-la;
·                    Desenvolvimento = ** colocar as informações nesta ordem.
1.    Relato cronológico da atividade, com detalhes do que foi visto desde sua chegada até a sua saída, e suas avaliações do que está sendo exposto;
2.    Se tiver oportunidade faça desenhos à mão livre (de observação) de algo exposto;
3.    Se a exposição for de trabalhos de algum arquiteto apresentar, além que do que já solicitado acima, o que segue abaixo:
.biografia do arquiteto;
.identificação das suas principais obras;
.escolher uma delas e reproduzir desenhosáa mão livre de todo as plantas, cortes e fachadas, apresentar fotos também.
·                    CERTIFICADO – certificado da visita a exposição/feira (procurar a organização do evento). Este certificado tem que ter assinatura do responsável e o timbre da empresa. Deve entregar original (para conferência) e cópia. Também pode ser crachá original de identificação (CUIDADO: o crachá deverá identificar a UNIP ou estudante; caso coloque Arquiteto ou o nome da empresa em que trabalha não serão atribuídas as horas).
·                    Conclusão = sugestões ou recomendações a partir do exposto, ou retomada sintética do exposto.                           
·                    Anexos – Este item refere-se à comprovação da atividade comprovantes de entrada, fotos com datas no local, crachás e outros.
Se achar que o seu caso merece outros anexos que comprovem o seu trabalho, favor anexá-los.

TIPO DE ATIVIDADE:  VISITAS TÉCNICAS E/OU VIAGENS DE ESTUDO A EDIFíCIOS DE INTERESSE ARQUITETÔNICO
** Mediante aprovação prévia e definição de atividade. Consulte seu coordenador.
Para o desenvolvimento do texto manuscrito (identificado na ficha de atividades) seguir as recomendações abaixo:
·                    Introdução = colocar o objetivo da visita, isto é, o que se pretende obter com ela;
·                    Desenvolvimento = ** colocar as informações nesta ordem.
1. Dados gerais: mapa (com escala a ser indicada e compatível) demonstrando a localização do edifício na malha urbana;
2. Histórico do edifício;
3. Apresentar desenho à mão livre (desenho de observação no local) das plantas de todos os pavimentos identificando os ambientes, e pelo menos uma fachada. Identificar todos os desenhos e mostrar a escala em que foram feitos. Neste caso os desenhos podem ser construídos sem escala, mas deve constar – sem escala.
8. Dados sobre as técnicas construtivas utilizadas na construção dos edifícios. Pesquisar sobre as técnicas;
9. Fotos = de todas as fachadas; detalhes construtivos; detalhes arquitetônicos/decorativos; e outros pormenores. Todas as fotos devem ter identificação (numeração) e legenda identificando do que trata a imagem e mapa indicando a posição de onde foram tiradas.
·                    Conclusão = sugestões ou recomendações a partir do exposto, ou retomada sintética do exposto.                           
·                    Anexos - Este item refere-se à comprovação da atividade comprovantes de entrada, fotos com datas no local, e outros.

TIPO DE ATIVIDADE:  VISITA TÉCNICA E/OU VIAGENS DE ESTUDO A UMA CIDADE
** Mediante aprovação prévia e definição de atividade. Consulte seu coordenador.
Para o desenvolvimento do texto manuscrito (identificado na ficha de atividades) seguir as recomendações abaixo nesta ordem:
·                    Introdução = colocar o objetivo da visita, isto é, o que se pretende obter com ela;
·                    Desenvolvimento = ** colocar as informações nesta ordem.
1. Dados gerais: sobre a localização, número de habitantes, atividades econômicas, e outros que possam caracterizar a cidade;
2. Histórico da cidade;
3. Mapa da área central demonstrando os limites (perímetro) do centro histórico. Escolher a escala apropriada;
4. Mapa identificando os principais edifícios históricos. Escolher a escala apropriada;
5. Desses edifícios escolher três para falar com mais detalhes;
6. Histórico dos três edifícios;
7. Para os três edifícios apresentar desenho à mão livre (desenho de observação no local) das plantas de todos os pavimentos identificando os ambientes, e pelo menos uma fachada. Identificar todos os desenhos e mostrar a escala em que foram feitos. Neste caso os desenhos podem ser construídos sem escala, mas deve constar – sem escala.
8. Dados sobre as técnicas construtivas utilizadas na construção dos edifícios. Pesquisar sobre as técnicas.
9. Fotos = de todas as fachadas; detalhes construtivos; detalhes arquitetônicos/decorativos; e outros pormenores. Todas as fotos devem ter identificação (numeração) e legenda identificando do que trata a imagem e mapa indicando de onde foram tiradas).
·                    Conclusão = sugestões ou recomendações a partir do exposto, ou retomada sintética do exposto.                           
·                    Anexos - Este item refere-se à comprovação da atividade comprovantes de entrada, fotos com datas no local, e outros.

TIPO DE ATIVIDADE:  CONCURSOS
Para o desenvolvimento do texto manuscrito (identificado na ficha de atividades) seguir as recomendações abaixo nesta ordem:
·                    Introdução = colocar o objetivo de participação do concurso, isto é, o que se pretende obter com ele;
·                    Desenvolvimento = ** colocar as informações nesta ordem.
1. Dados gerais: regras impostas pelo concurso, local, data, banca examinadora, isto é o edital;
2. Ficha de inscrição e/ou comprovantes;
3. Produto final: o trabalho objeto do concurso. (Caso o projeto seja realizado em grupo, cada membro do grupo deverá apresentar uma via anexa à ficha de AC individual)
4. Relato honesto da quantidade de horas usadas para desenvolvimento do trabalho COM A COMPROVAÇÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR MEDIANTE SUA ASSINATURA DO RELATÓRIO.
Conclusão = sugestões ou recomendações a partir do exposto, ou retomada sintética do exposto.                           

TIPO DE ATIVIDADE:  INICIAÇÃO CIENTÍFICA
** Mediante aprovação prévia e definição de atividade. Consulte seu coordenador.

Para aprovação de uma pesquisa de iniciação cientifica é necessário apresentação de um Projeto que vise direcionar a pesquisa e apresentação de um Professor da instituição que concorde em ser seu orientador. Esse professor atestará suas horas dispendidas para a elaboração do projeto de Pesquisa.
Abaixo segue a estrutura do projeto que deve ser apresentado para se submetido à aprovação do coordenador local de curso. Veja no site da UNIP as modalidades de Bolsa de Iniciação Científica.

PROPOSTA DE PROJETO PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
- Projeto de pesquisa (máximo de 20 páginas, em 3 vias), contendo:
a) Resumo (máximo 20 linhas);
b) Introdução e justificativa;
c) Análise da bibliografia fundamental sobre o tema;
d) Objetivos da Pesquisa;
e) Material e métodos;
f) Plano de trabalho e cronograma de sua execução;
g) Análise dos Resultados;
h) Bibliografia e demais fontes de pesquisa;

TIPO DE ATIVIDADE:  CURSOS EXTRACURRICULARES
Para o desenvolvimento do texto manuscrito (identificado na ficha de atividades) seguir as recomendações abaixo:
·                    Introdução = colocar o objetivo do curso, do que trata, o que pretende obter com ele; onde está sendo realizado, período e outros dados que possam caracterizá-lo;
·                    Desenvolvimento = ** colocar as informações nesta ordem.
Relato cronológico das atividades (programa no curso) com detalhes do que foi visto e suas avaliações do que está sendo exposto;
·                    CERTIFICADO – certificado do curso que deve ter assinatura do responsável em papel com o timbre da empresa. Deve entregar original (para conferência) e cópia para ser arquivado em seu prontuário.
·                    Conclusão = sugestões ou recomendações a partir do exposto, ou retomada sintética do exposto.                            
·                    Anexos – Se você achar que o seu caso merece outros anexos que comprovem o seu trabalho, favor anexá-los.

PARA OUTRAS ATIVIDADES USAR RELATÓRIO COM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

Redigir um texto, de acordo com a atividade realizada, seguindo as seguintes sugestões.
1.    Identificação pessoal (nome, RA, sigla de turma).
2.    Identificação da atividade:
- atividade desenvolvida (palestra, feira técnica, exposição técnica, visita técnica, monitoria, iniciação científica, etc.);
- local, data e duração da atividade (sem esta informação não haverá avaliação);
- pessoa responsável (professor orientador, professor responsável pela monitoria...);
- frase síntese.
        3. Texto:
·          Introdução = objetivo;
·          Desenvolvimento = relato cronológico da atividade, com detalhes e avaliações;
·          Conclusão = sugestões ou recomendações a partir do exposto, ou retomada sintética do exposto.                                  
4. Anexos (fotos, desenhos...). Este item refere-se à comprovação da atividade.
5. Local e data do relatório.
6. Assinatura.
7. Participação em Concursos:

·         Pastas de Desenho e outros que comprovam sua participação ALÉM DA ASSINATURA DO PROFESSOR ORIENTADOR QUE CONFIRMARÁ AS HORAS DISPENDIDAS.